AGORAFOBIA

O que é a Agorafobia?
No vídeo de hoje do Canal juntamente com a Médica Psiquiatra Maria Eugenia comentaremos sobre este quadro, que há alguns anos atrás era enquadrado como um subtipo do Transtorno de Pânico.

0:58 Diagnóstico da Agorafobia
2:56 Critérios de Diagnóstico
3:48 Agorafobia e Transtorno de Pânico

4:40 Consequências da Agorafobia
5:13 Métodos de tratamento

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE no WORKSHOP Controlando a Ansiedade: http://www.drmarcoabud.com.br

🔔🔄 Compartilhe esse vídeo nos Grupos de WhatsApp


INSCREVA-SE no canal:
http://bit.ly/saude-da-mente


ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/drmarcoabud/
Facebook: https://www.facebook.com/drmarcoabud/


INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
https://marco.neurociencia.med.br/conteudos

Dr. Marco Antonio Abud Torquato Jr.
Médico Psiquiatra
CRM: 129.339

AVISO LEGAL:

As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.

De acordo com o Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefone de consultório, clínica ou serviço de saúde.

Os vídeos do Canal Saúde da Mente, são produzidos baseados na experiência do Dr. Marco Abud, na observação prática de pacientes e em pesquisas científicas mais recente até o momento.

100+ comentarios:

Saúde da Mente
Saúde da Mente:
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE no WORKSHOP Controlando a Ansiedade: http://www.drmarcoabud.com.br
Silvana Mortari
Silvana Mortari:
É um sofrimento ter essa doença e nos culpamos muito, pela vida que está passando e não conseguimos participar dela. Fora os conflitos familiares, por não acreditar que é uma doença. Triste viu.
MR L
MR L:
Sei lá , me sinto melhor sozinha , mas as vezes gostaria de estar na mutidao . Eu prefiro estar sozinha na multidão , doque estar no meio de muitas pessoas conhecidas
Quezia Gomes
Quezia Gomes:
Faz vinte anos que minha vida não é mais a mesma por causa do pânico e agorafobia.
Fabiola Bandeira
Fabiola Bandeira:
Fila, multidão, ônibus lotado. Vertigem, tontura, tudo isso mesmo. Não ando sozinha.
Xinforinfora
Xinforinfora:
Me descreveu por completo! Fazem mais de 6 anos que eu não saio sozinha na rua. Eu só saio acompanhada por pessoas que eu realmente confio. Já tentei sair sozinha e me senti tão mal que não consegui nem sair do quarteirão do prédio onde eu moro. Sentei no chão e comecei a chorar. Devido a agorafobia tentei suicídio pq minha vida não tem nenhum sentido. Eu não tenho amizades, não trabalho, não estudo... Simplesmente vivo como um presidiário dentro de casa. Minha depressão só se agrava a cada dia, pq me vejo envelhecendo e não conquistando nada, eu sempre tive sonhos e metas, mas a doença me impediu de ir atrás do que eu queria pra mim. Não desejo isso pra ninguém!
Patricia Reis
Patricia Reis:
Eu tinha agorafobia, no início do meu tratamento, faço tratamento pra depressão e pânico e graças a Deus e aos tratamentos eu muito melhor!
francisco soares
francisco soares:
Hoje assumi pra minha esposa q passo por isso todos os dias , faz uns 10 anos q estou convivendo com esse tipo de transtorno , o meu medo é de andar na rua só , de ficar em local com aglomeração( festas onde tem locais lotados de pessoas ) mais trabalho normalmente, só não saio de casa pra outro lugar , quando vou ao mercado ou em qualquer outro lugar tem q ser rápido, quando estou pilotando a minha moto eu também não tenho problemas , também estou com medo de cachorro de rua , e muito complicado , esse foi meu primeiro passo pra sair dessa .
Daniela santos
Daniela santos:
Apesar de toda luta. Eu insisto NUNCA PARE DE VIVER vamos ser mais positivos. Percebe cada coisa boa q aconteceu contigo hoje. Eu sei q essa doenca nos maltrata. Mas somos mais fortes.

Você não esta sozinho
A vida é linda
Seja grato
Faça o bem
Você pode mudar o trajetoria da sua vida,guereiro!
Flavio Lemos
Flavio Lemos:
Eu tenho medo de ter medo
Tenho síndrome do pânico quando ataca só Jesus
GEGE Menchise
GEGE Menchise:
Exatamente isso que tenho! O tempo inteiro, até na hora do banho, eu tenho medo de ter crise de pânico! Eu ligo pro meu marido voltar logo pra casa pq tenho medo de ter pânico. Incrível!!! Medo do medo me persegue!
Maria Helena da Fonseca
Maria Helena da Fonseca:
Já tomei todo tipo de antidepressivo e faixa preta , fiz terapia de grupo e individual tbm , não consigo sair pra longe sozinha só perto de casa, já é alguma coisa porque antes nem isso. É um alento que não estou sozinha nessa , vi nos comentários.
Eliana cristina Silva campos
Eliana cristina Silva campos:
Na verdade entre uns 2 anos pra cá estou tendo todos estes sintomas ,enfim dificuldades em confiar em fazer atividades em relacionar com pessoas em me arrumar pra sair de casa ,choro e irritabilidade falta de apetite perca de peso insônia palpitações não tenho paciência pra esperar e nem de deixarem me esperar fico doida em locais grandes cheios de gente ou em espaço pequenos e fechados vontade de ficar sozinha uma loucura minha vida..
jaqueline stuqui
jaqueline stuqui:
Já tive medo de ter coragem de cometer o suícidio... Então pedia para meu marido não deixar eu sozinha... Hoje devido ao comportamento das pessoas para comigo e as diversas situações que já passei. Se eu Morrer? Enterra! Se a causa for de covid-19 #Queime!
3 filhos praticamente criados, o "mundo" pode suprir a minha falta ou a minha ausência!
Os animais de estimação? Eles esquecem!
Canal da distração
Canal da distração:
Pessoal...vcs só vão se curar disso, não apenas com medicamento e terapia mas também com sua força de vontade, vcs podem sair dessa situação que só existe na sua cabeça! Eu sei que o sintomas físicos fazem a gente pensar "é da cabeça mas eu sinto essas coisas" mas é porque vcs estão sendo atingidos por descargas de adrenalina, por isso o coração acelera e vcs sentem essas coisas chatas mas que não vai te matar, é momentâneo, invés de pensar " e se eu passar mal" façam! Saiam...enfrente porque quanto mais vcs enfrentarem esse medo de passar mal e apenas observar ele mais ele vai sair de vc...vcs estão bem, oração vai te livrar desse mal, o teu Deus está contigo!
Lucas Gomes
Lucas Gomes:
A 1 ano atrás, após uma diarréia, desenvolvi isso. Tenho medo ficar ficar em locais que não tem banheiro limpos 🤦🤦🤦🤦.
Carla Maria Gomes da Silva
Carla Maria Gomes da Silva:
E passar por uma passarela? Tenho medo me jogar lá de cima.
Psicólogo Alexandre Lasagno Neurofeedback
Psicólogo Alexandre Lasagno Neurofeedback:
Parabéns Marco! Seus vídeos são muito bons! Você tem o dom de trazer com muita clareza conteúdos muito complexos. Sou psicólogo e uso muitos de seus vídeos para psicoeducação. Grande Abraço!
Geovanna Borges
Geovanna Borges:
Olá, eu tremia muito em lugares públicos. As vezes nem consiguia andar e transpirava bastante. Faço terapia e foi trocado a medicação, tem diminuído bastante. Tenho síndrome do pânico
karlinha Gonçalves
karlinha Gonçalves:
Eu tenho agorafobia, síndrome do pânico e v ansiedade. Estou em tratamento com escitalopram
Junior airgun
Junior airgun:
Eu tive uma crise de ansiedade e percebi que estava associado agorafobia.
CLAUDIO J.LIMA
CLAUDIO J.LIMA:
me atrapalhou a vida a carreira era pesadelo acordado , foi nos anos 80 que começou e os médicos da ´época não conheciam nada , só agora na 3ª idade com uso de medicamentos modernos me sinto bem , esse medicamento é tarja preta mais o q. importa , estou bem e não me restam muitos anos de vida , quero vive-los bem ! Não deixem de procurar um médico , é fácil voltar ao convívio normal.
funk kg menor Taira
funk kg menor Taira:
Hoje em dia meu único problema são elevadores 😊
Alisson Filipe
Alisson Filipe:
Tenho Agorafobia, Ansiedade, e pânico 😔
Lisiane Eitelwein
Lisiane Eitelwein:
Estou passando por isso a 8 meses. Não tenho mais vida. Tenho síndrome do pânico e agorafobia, depressão e TAG. Quando acertamos a dosagem da medicação começo a melhorar e da uns dois meses pioro de novo. A terapia me ajuda muito. Mas não é fácil essa luta.
Joyce Martins
Joyce Martins:
Parece que colocaram um espelho diante de mim.
Gildeon Fernandes Vieira
Gildeon Fernandes Vieira:
Desde sempre tive medo de andar sozinho e atualmente ando deixando tudo de lado nem saio de casa mas já estive melhor .
Sthefanny Berduschi Berduschi
Sthefanny Berduschi Berduschi:
Demorei um ano tendo crises até o médico me encaminhar para o psiquiatra e eu descobrir que era agorafobia.
Solange Santos
Solange Santos:
Eu tenho isso, além de outros distúrbios. É HORRÍVEL 😭
Fábio Morgado
Fábio Morgado:
Doutor como poderia marcar uma consulta com vc? Atende em algum local que eu possa entrar em contato?
Ana Ana
Ana Ana:
Tenho esse medo quando estou na igreja e vejo muita gente 😞😞😞😞
Dóris Dugonsky
Dóris Dugonsky:
Muito bom. Eu fui diagnosticada há 10 anos. As pessoas dizem que sou anti social. Uso Rivotril 0,5 em baixo da língua até para ir na missa. Triste
Caio Bolado
Caio Bolado:
To mais de um ano com um negócio que não consigo sair de casa, se eu botar o pé fora de casa pra ir ali perto ou la longe me ataca uma dor de barriga muito forte, eu sofro mt, so de saber q vou sair de casa já fico em pânico pensando “ e se não tiver banheiro? “ e seu meu cagar nas calças “ é horrível demais, to mais de 1 ano preso dentro de casa não consigo sair não consigo procurar ajuda, que Deus me ajude e salve.
larp123
larp123:
Dr Marco, o senhor tem vídeo sobre o medicamento prysma?
Solange Santos
Solange Santos:
Eu tenho isso, além de outros distúrbios. É HORRÍVEL 😭
Giovanna Miranda
Giovanna Miranda:
O meu maior problema é que vivo desde o ensino médio com isso e até hoje na faculdade sofro muito com isso. Tenho medo de passar vergonha pela minha ansiedade quando estou com muitas pessoas proximas de mim, não parava de salivar e suar de medo, a minha agorafobia impede até que eu faça amizades, sempre fiquei sozinha por isso, gostei muito da explicação é exatamente isso que eu sinto
Lia Mari
Lia Mari:
Ótimo vídeo, super bem explicado. Obrigada.
Joice
Joice:
Meu Deus...eu sempre sentava na ponta da cadeira no restaurante e bem próximo a porta...eu tinha q ter uma rota de fuga.... quanto sofrimento.... vontade de morrer muitas vezes....mas tratando com paroxetina minha vida é outra....
tokinhiogamer br
tokinhiogamer br:
Eu me sinto desconfortável com pessoas "próximas" e eu não tenho muito isso, de multidão
Sophia Castro
Sophia Castro:
Que vídeo ótimo. Essa semana fui diagnosticada com essa fobia, eu não fazia nem ideia de que isso existia. Se você percebe alguns sintomas, não deixe de procurar tratamento, a descoberta de qual é o problema já nos traz alguma melhora. Sofro desde a infância disso e não sabia o que era e nem que havia tratamento. Você pode ficar bem novamente, cuide-se.
Expedita Alvez
Expedita Alvez:
Eu tenho medo de anda escada volante, tive sindrom do pânico agora estou em pânico com esse víruis!
Ozaina Leandra
Ozaina Leandra:
Obrigada Doutor , cheguei agora!!
Renata Rocha Sobrinho
Renata Rocha Sobrinho:
Tenho medo de lugares abertos e multidão. Tenho crise de pânico. Năo pego elevador sozinha de jeito nenhum, nem transporte público ou uber, etc. Só saio acompanhada, mesmo que seja no mercado da esquina. Mas estou me tratando com o psiquiatra. Comecei a fazer terapia comportamental, mas tive medo das sessões com a psicóloga, porque tinha que ficar sozinha com ela. É uma situação muito estranha 😥
Eu mesmaaa
Eu mesmaaa:
só é eu ou alguém mas tem medo do barulho da agua q cai do chuveiro?😣😨
neia nunes
neia nunes:
explicação perfeita!
Cleyson Messias
Cleyson Messias:
Ótimo vídeo! Obrigado!👏🏽
Hezet
Hezet:
Excelente conteúdo!
Dailane Garabelli
Dailane Garabelli:
sofro disso.... é horrivel 💔😭
Francisco Barbosa Meireles Neto
Francisco Barbosa Meireles Neto:
E quando não se tem medo de nada específico; Apenas tem medo de sentir a sensação de medo???
Matheus A V
Matheus A V:
Faz um vídeo sobre o ácido valproico indicado junto com o citalopram para quem tem TOC e CNEP. Ainda não achei nehum vídeo de psiquiatras. Obrigado.
Adrienne Martins
Adrienne Martins:
Medo de dirigir e nadar seria agorafobia?
Priscila Silva
Priscila Silva:
Queria vocês na minha vida hahahha
Rodrigo Rodi
Rodrigo Rodi:
Sem dúvida nenhuma adotar atitudes positivas de pensamentos e ações ajuda muito mesmo, enfrentar o medo de frente, medo, vergonha, timidez, começar a mudar de hábitos como comer bem eliminando comida de plástico, praticar exercícios, procurar amigos, viajar, iniciar cursos, etc. Além disso me ajudou muito os vídeos do Sr IVAN MAIA, se puderem dêem uma olhadinha, saúde pra todos.
Janaina Gomes
Janaina Gomes:
Excelente !!
wallace gabriel
wallace gabriel:
Eu tive a alguns meses atrás. Muito desesperador! Eu nao conseguia ir para casa de show nenhuma. Eu previa medos que nao existia, e superei enfrentando o medo. Saia co medo e tals, depois de um tempo, o medo sumiu.
Sara Orpe
Sara Orpe:
Eu tenho medo soh de pensar que vou ficar com medo....
Leonardo Hickssen
Leonardo Hickssen:
tem 8~9 anos que minha vida se tornou um inferno....
silvia cristina hein
silvia cristina hein:
Eu tenho várias fobias, mas acredito que a pior delas pq deixo de ir ao cinema no Shopping por causa disso é o pavor de escada rolante, eu entro em pânico principalmente em descer, não vou mesmo.
VitorMG Brasil
VitorMG Brasil:
Há anos tenho síndrome do pânico e faço tratamento e tomo paxil junto com terapia. há alguns meses desenvolvi agorafobia. Os sintomas são bem parecidos. Será que não estou tratando o meu problema de forma errada? Talvez seja apenas agorafobia! A psiquiatra adicionou o IMENSE para tratar a agorafobia. Será que esse remédio não solucionaria os dois problemas?
Silane Silva
Silane Silva:
Muito boa a explicação de vocês
Sabrina Pascoli
Sabrina Pascoli:
obrigada!
Luis 211
Luis 211:
a pelirroja o fai muito bem, que fale mais!
Marlene Lucio De Lima
Marlene Lucio De Lima:
É muito desgastante e angustiante sentir isso,depois de adquirir isso, fiquei com fobia social, não gosto de multidões me da a sensação de sufocamento, sinto que vou morrer com falta de ar, e o barulho das pessoas e som alto irritam bastante minha cabeça.
Ana Kareena
Ana Kareena:
Eu não tenho medo. Eu tenho ódio. Odeio sair de casa. Moro sozinha e odeio gente na minha casa tb.
Leia Assuncao
Leia Assuncao:
ola eu tenho agorafobia o meu medo e de passar mal estando fora de csa,me da dor de barriga e por conta disso mal saio com medo ......
claudinei silva galvão
claudinei silva galvão:
Faz 12 anos q nao saio sozinha
Marta Maria
Marta Maria:
Eu tenho de ter medo pois desde a infância criei fobia e hoje na terceira idade está insuportável.
Ingrid Barros
Ingrid Barros:
Tenho 29 anos e fumava cigarro desde dos 13 anos de idade hoje faz 2 meses que larguei a nicotina e desde então eu comecei apresentar esses sintomas síndrome do pânico e agorafobia que porra é essa? Foi só eu parar de fumar mexeu demais com o meu psicológico .
Luzimeire Luis Maximo
Luzimeire Luis Maximo:
Muito bom. Eu tenho.crise de.pânico sempre que viajo. Isso seria tb agorafobia? Não encontro vídeos a esse respeito, por isso fica a sugestão...
Alfredo Neto
Alfredo Neto:
Minha agorafobia tenho medo de ter crise de pânico no meu trabalho
Taís Bunioto
Taís Bunioto:
Dois lindos
Fael F
Fael F:
Tem tratamento,o difícil e conseguir esse tratamento no SUS. Eu tenho todos esses sintomas a quase 3 anos,já passei em diversos clínicos gerais e tudo oque me dizem é: isso é emocional,toma esse calmante natural e vai pra casa
Rodrigo Rodi
Rodrigo Rodi:
Só faltou falar dos sintomas físicos, se alguém quiser colocar os sintomas que tem seria útil pra compararmos uns com os outros, pra termos certezas q esses sintomas são mesmo dessas fobias e crises e não de algo que poderia ser pior, sempre penso q pode não ser ansiedade e sim outra coisa.
Raquel Gomes
Raquel Gomes:
Eu não me sinto bem dentro de elevador e carro.
Osmarina Moraes
Osmarina Moraes:
Eu tenho medo de passar mal em ônibus, fila ,locais lotados ,na rua. Estou tomando Sertralina e melhorei muito. Gostaria de ficar boa totalmente sem remédio
Juliebaka Juliezinha
Juliebaka Juliezinha:
Tenho 13 anos e estou sofrendo com estes sintomas estranhos desde o ano retrasado e estou um pouco preocupada,eu não consigo sair de casa porque quando eu olho muitas pessoas ao meu lado eu começo a ficar muito nervosa meu coração começa a acelerar minha mãos começam a suar e eu começo a esfregar elas até ficarem vermelhas eu tenho tido um pouco de enjoo e tontura em lugares abertos com muitas pessoas e eu tenho medo de meio que não conseguir sair daquela situação é como o doutor falou é o medo do medo,esses dias eu fui ao mercado e fiquei assim sorte que eu estava acompanhada com minha mãe e isso amenizou um pouco eu estou muito preocupada pois quando começei a pesquisar mais sobre essa fobia estava escrito que pode durar anos ou até para sempre e mesmo sendo uma pré-adolescente me preocupo que isso afete meu trabalho futuramente
Claudinei Daluz
Claudinei Daluz:
Eu tenho ansiedade medo de morrer e deixar meus filhos pequenos. Aí fico nervoso e me doi o peito ai acho q e infarto
Ingrid Jane Ribeiro
Ingrid Jane Ribeiro:
É... acho que tenho agorafobia.
Medo de andar de ônibus e medo de sair de casa...
Kaiobatera1991
Kaiobatera1991:
Faltou clonazepam, diazepam que é bom para agorafobia !! Muitos médicos tratam assim....mais sao.medicamntos que avisiam !
Amanda Louise Nascimento
Amanda Louise Nascimento:
Vixe. Nossa, parei de assistir porque fiquei ansiosa pensando nas probabilidades de acontecer.
Dalila Leite
Dalila Leite:
Nossa como é estranho ..deixei de sair..ir em igreja ..festas ..por medo ..Estou me tratando.
secretaria particular amot
secretaria particular amot:
Eu tenho isso e horrivel tou em tratamento tomo paroxetina rivotril e zolpidem pra durmi
Vanessa dg
Vanessa dg:
Meu filho adolescente não sai de casa, desistiu da natação, do curso de informática e faz lição em casa desde os 12 anos . Não sabemos mais qual tratamento fazer, na pandemia nem pela Net ele quer ver as pessoas, perde a voz , trava as pernas. Como pais nos sofremos muito por ver ele assim.
Marly Duarte
Marly Duarte:
Eu tenho medo de estar sozinha e passar mal. Ñ consigo nem tomar um banho se estou sozinha. Ñ sei qual problema eu tenho.
Sonia Maria Annunciato Engelmann
Sonia Maria Annunciato Engelmann:
Já tive transtorno de pânico . Tinha claustrofobia , me tratei e descobri a origem . Precisei de muita força para enfrentar , tomava 2 gotas de Rivotril e até de metrô eu andei sem esforço não se consegue nada .
Lucas Wesley
Lucas Wesley:
Por que essa mulher exibe várias expressões faciais negativas pra esse cara?
Fran soares
Fran soares:
Eu tenho medo de sair até a esquina ..Eu não sabia que tinha tratamento pra isso
Soccer PB
Soccer PB:
Eu sofro dessa merda!
Alfredo Neto
Alfredo Neto:
Tenho medo de mexer no celular e tomar susto ou senti medo
Eduardo Stocher
Eduardo Stocher:
Eu tenho síndrome do pânico e acho que desenvolvi a agorafobia. Não consigo subir em prédios, tenho visão distorcida (parece que meu cérebro não distingue se estou no plano ou em desnível). Tenho sensação de muita angústia, dor no peito, sensação de não ter estabilidade, calafrios, enfim, muitos sentimentos. Comecei a terapia para ver se consigo melhorar. Espero que um dia melhore, pois agora não tenho uma boa qualidade de vida!
Fátima Martins
Fátima Martins:
Já sai correndo do dentro do avião com fobia
Marcelo Nunes
Marcelo Nunes:
Alguém conhece profissional(ais) de TCC no RJ ??
Luizi Guidoni
Luizi Guidoni:
O senhor queria tanto melhorar!!! Não consigo fazer as coisas sozinhas. Tão nova! Tinha uma vida tão boa, sem ter medos as coisas. Agora tenho medo de tudo. Principalmente de morrer, de perder o ar, de passar mal. Queria ser diferente.
Mariah Pereira
Mariah Pereira:
Ele convida a Dra e nao a deixa falar
Simone Lopes
Simone Lopes:
Gosto muito do canal Dr, mas a Dra tá um pouco perdida não tá legal
Solange Vieira
Solange Vieira:
Eu trato depressão e pânico...agorafobia...fobia social...afff judia muito muito....parece uma timidez sem controle...não pego ônibus nem pensar...estar sozinha é horrível tbm.....gente esse médico ajuda tanto....ele é muito profissional...as palavras dele são muito claras...parabéns Dr....
Jamile Daniela
Jamile Daniela:
Gente só quem passa por isso sabe o quanto é horrivel eu não aguento mais eu juru
Hermenegildo.A Molinari
Hermenegildo.A Molinari:
Eu tive isto no reveillon
WallyGator
WallyGator:
Essa doutora é uma gracinha, eu não sofro essas coisas mas fiquei vendo o video só por causa dela. 😍
Canal da distração
Canal da distração:
Eu estava assim tinha medo de sair de casa depois de um ataque de TAG e pânico no trabalho, eu tinha medo de sentir aquilo de novo e com isso me privei de sair de casa pra longe e sozinho aos 30 anos ...hj tenho 33 e antes da pandemia eu consegui sair pra um barzinho pouco longe daqui de casa e fiquei lá com uns amigos e depois fomos para uma boate, e só fui pra casa no outro dia de manhã...agora estou refém de novo. Tenho uma namorada e ela quer que eu vá para a casa dela que fica no interior daqui de minha cidade, mas fico pe atrás!